terça-feira, 23 de agosto de 2011

NOTÍCIA DA INFORPRESS SOBRE PORTO MADEIRA

Santa Cruz: Porto Madeira acolhe intercâmbio artístico-cultural nacional Imprimir e-mail
2011-07-10 00:00:49
Cidade de Pedra Badejo, 10 Jul (Inforpress) - A localidade de Porto Madeira, em Santa Cruz, acolhe, em Agosto, artistas de diversas modalidades, de todas as ilhas de Cabo Verde, para um intercâmbio artístico-cultural nacional durante quinze dias.

A iniciativa é promovida pela associação intercultural Abi-Djan, presidida pela artista plástica Misá, e prevê realizar workshops e palestras para crianças que também virão de diversos pontos do arquipélago.

Em entrevista à Inforpress, a Misá anunciou que a ilha de Santiago será representada por dez artistas e as restantes por uma ou duas crianças para a colónia de férias.

“Queremos que cada ilha esteja representada em Porto Madeira, através de obras literárias, culinária e exposição de obras de arte”, explicou.

Todos os artistas vão participar num workshop e deixar o seu registo na comunidade com uma obra de arte, garantiu a presidente da Abi-Djan, para quem “Porto Madeira é uma praça de contemplação para artista”.

Para a implementação do referido projecto, a associação está à espera de um financiamento da Cooperação Luxemburguesa.

Até o final do corrente ano, Porto Madeira vai, igualmente, ser palco de um outro grande acontecimento cultural: a sua inauguração como primeira aldeia criativa da África Ocidental.

“Queremos que Porto Madeira seja um exemplo de aldeia criativa na África Ocidental”, defendeu, explicando que o objectivo é criar condições favoráveis ao desenvolvimento do turismo rural baseado no respeito pelo meio ambiente.

Todo o projecto, segundo a Misá, visa dinamizar, de forma integrada, o turismo rural e ecológico em Porto Madeira com a vantagem de oferecer uma grande diversidade cultural.

Paralelamente, o projecto pretende dar oportunidades de emprego à população local e valorizar o "saber fazer" tradicional, confirmou.

A aldeia criativa de Porto Madeira é um projecto que teve o seu arranque em 2008, altura em que se fez a reabilitação de todas as casas da localidade e foram construídos quartos para aluguer, salas de banho e pequenas esplanadas para o serviço de restauração.

A escola primária local conheceu melhorias, tendo ganho, no âmbito desse projecto, uma sala para biblioteca, ao mesmo tempo que a Abi-Djan construiu um anfiteatro ao ar livre para actividades artístico-culturais.

Infra-estruturas básicas também foram construídas então, tendo a população sido beneficiada com água, luz e telefone e, na zona de Cruz, o projecto edificou um miradouro com vista para toda a zona de Porto Madeira.

No quadro das várias actividades culturais e de intercâmbio desenvolvidas com artistas nacionais e internacionais, construíram-se 10 casas representativas de todas as ilhas de Cabo Verde e uma residência para artistas.

Recorde-se que, em Agosto de 2008, Porto Madeira acolheu 20 artistas dos quatro pontos do globo. Durante a sua estada, fizeram vários trabalhos artísticos que se encontram expostos de forma permanente em várias zonas da localidade.

Depois do desenvolvimento desse projecto, Misá considera que a localidade ganhou muito dinamismo, visto que muitos nacionais e estrangeiros, sobretudo artistas, passaram a procurar Porto Madeira.

O projecto contou com o financiamento das Cooperações Espanhola e Luxemburguesa e com os apoios do Governo e da Câmara Municipal de Santa Cruz, para além de uma comparticipação de CVTelcom.

JC/Inforpress/Fim
 

Sem comentários:

Enviar um comentário